terça-feira, 31 de janeiro de 2012

P301: EM FEVEREIRO FAZEM ANOS

Aqui estão os 9 magníficos que celebram o seu aniversário em Fevereiro

 
Dia 4 - Albino de Almeida Piedade

Dia 8 - Jorge Manuel da Silva Cunha

Dia 10 - Joaquim de Jesus Alves

Dia 15 - José António Paiva Guimarães


Dia 23 - Armindo da Conceição Ramos
Dia 23 - Gaspar de Almeida Ribeiro

 Dia 25 - António Fernando Pinto de Almeida

Dia 27 - David Coelho Jorge

Dia 29 - Manuel Joaquim Maciel Fernandes

P300: A OUTRA FACE DAS RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS

      Gostaria de, publicamente, felicitar o Ricardo Lemos pelo trabalho interessante que tem feito no seu périplo pelos "4 cantos do Norte" recolhendo fotos e testemunhos dos nossos camaradas. Desta forma tem-nos permitido revisitar aquele local, que embora inóspito na altura (hoje, certa e infelizmente continuará a ser) tanto diz a todos e cada um de nós.
Para além das fotos aparece, por vezes, também aquela história que nos faz reviver momentos agradáveis, alguns, outros nem tanto, quando se trata de episódios que tiveram como epílogo o accionamento daquelas 3 traiçoeiras minas anticarro.
          É, também, agradável constatarmos que nesta ou naquela foto lá aparecemos nós e até desconheciamos a sua existência.
          Nesta recolha o Lemos tem contactado alguns dos nossos camaradas que nunca estiveram em qualquer um dos vinte encontros já realizados e que prometem estar este ano presentes.
 Mas existe, também, a face desagradável da recolha. Aqui vai o relato do Lemos:

Alfredo Azevedo
Hoje, 29 de Janeiro de 2012, fui tentar contactar o nosso camarada da 2700 acima mencionado. Na lista do Timóteo, tem uma faixa verde, o que significa correspondência devolvida em 2010.
Fui até Amares, Lagarteira. No primeiro café que encontrei, parei e perguntei pelo Alfredo. Logo, por coincidência, encontrei um irmão dele, que estava a jogar a sueca. E a infeliz notícia veio logo a seguir: já tinha falecido. Um amigo dele, o Sr. Joaquim, extremamente simpático, se prontificou a ir comigo, à residência da viúva do Alfredo. O Alfredo faleceu no dia 15 de Agosto de 2007, em França, onde estava emigrado. Veio a sepultar a Sequeiros, Amares.
 Para não haver dúvidas a viúva mostrou-me uma Licença Militar onde consta o nome dele e o seu número mecanográfico, que corresponde à nossa lista do POST P11. Nº mec. 163 044 69
 Era do 2.º Pelotão, sob o comando do alferes Barata.
 Deixou 2 filhos, o Ângelo, dos quadros da GNR de Amares, e o Vítor, dos quadros da GNR de Terras do Bouro.
 Por coincidência, foi publicado ontem  o Post n.º 299, onde aparece o Alfredo, nos Posts 244 e 267, também, é mencionado o nome do Alfredo Azevedo.

A viúva do Alfredo, emprestou-me a sua foto, a única que tinha, pois todas as outras desapareceram:
 Alfredo Azevedo

Foto de 2006 do Alfredo Azevedo, 1 ano antes de falecer.

Um Abraço
Lemos 


sábado, 28 de janeiro de 2012

P299: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO ANTÓNIO BARREIRA

            António Gonçalves Barreira, ex-soldado atirador, pertencente ao 2.º pelotão, sob o comando do alferes Barata, mora em Rio Tinto, Esposende. (Rio Tinto é uma freguesia do concelho de Esposende, com 4,41 km² de área).

O António Barreira é empresário do ramo têxtil.

Tem três filhos e três netos.

Um abraço do António Barreira para todos os Dulombianos.
O António Barreira, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 19 de Setembro de 2011.

2011

1970
                             
1.ª  foto que o Barreira tirou aquando da nossa chegada a Bissau.

 Na foto: Veras, Costa Fernandes e Barreira.

 Desconhecido (a introduzir granada), António Barreira e Alfredo Azevedo.

  Abastecimento de água ao Quartel.
Em primeiro plano: Barreira, Indígena, Presa, Teodoro, Carneiro Azevedo e Pedrosa. Na viatura o condutor Calado e Meirim

Postal Ilustrado da época: Edifício da Administração de Bafatá.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

P298: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO MIGUEL TEIXEIRA

          Miguel Carvalho Teixeira, ex-soldado atirador, pertencente ao 4.º pelotão, sob o comando do alferes Barros, mora em Amarante.

O Miguel Teixeira exerce a profissão de soldador a electro-arco, na empresa M.P.N. (Mecânica de Precisão do Norte), sedeada em Amarante.

Tem quatro filhos e quatro netos.

Um abraço do Miguel Teixeira para todos os Dulombianos.
O Miguel Teixeira, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 14 de Julho de 2011.

1971

Miguel Carvalho Teixeira

 Miguel Teixeira e a juventude Dulombiana.

 Qual será o petisco?
José Monteiro e Rogério Soares (falecidos em combate), Miguel Teixeira, Domingos Lemos, “Capelão”, furriel Barbosa e Marinho.

Recém chegados a Galomaro
Ainda “bronzeados” pelo sol de Portugal, a equipa de futebol de salão dos alferes, reforçada pelo “craque” Miguel Teixeira, posa para a posteridade. Em pé: alferes Barros e alferes Carvalho. À frente: alferes Delgado, ao centro, o Miguel Teixeira, guarda-redes da equipa, e o alferes Oliveira.

 Adriano Silva “Arouca” e Miguel Carvalho, segurando um jagudi.

 O Miguel Teixeira rapando o cabelo ao falecido Delmar “Faiões” e o seu ajudante de vassoura em riste.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

P296: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO DAVID JORGE

          David Coelho Jorge, ex-soldado atirador, pertencente ao 1.º pelotão, sob o comando do alferes Correia, mora em Rebordosa. (Rebordosa é uma freguesia do concelho de Paredes, com 11,17 km² de área).

Nos primeiros meses de comissão exerceu a sua especialidade de atirador. Depois, por ordens superiores, passou para ajudante dos mecânicos da Companhia.

Antes do embarque da Companhia no Carvalho Araújo, teve um desastre com a sua motorizada, o que o impediu de embarcar nessa data. Passado um mês seguiu rumo à Guiné, também no Carvalho Araújo, e chegou a Dulombi dois meses depois da Companhia ter chegado.

Confidenciou-me que nunca participou em nenhum convívio da Companhia, mas que gostaria de estar no próximo, se houvesse possibilidades de transporte.

O David Coelho encontra-se na situação de reformado desde o ano de 2011, tendo tido a profissão de serralheiro-mecânico e depois Encarregado-Geral da Fábrica Manuel Coelho Barbosa, sedeada em Rebordosa, (fábrica de folheados de madeira).

Tem um filho e uma neta.

Um abraço do David Coelho para todos os Dulombianos.

O David Coelho, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 27 de Fevereiro de 2011.

1971
2011


O David Coelho e o seu periquito comprado por 20 pesos.


Na foto: Furriel Costa, alferes Correia, furriel Timóteo, mecânico Rosa, condutor “Estraga”, alferes Balsa, furriel Alves, e o David Jorge cujo rosto se reconhece entre o alferes Correia e o Timóteo, além de outros elementos da Companhia.


Equipa de reabastecimento da água. O David Jorge é o último do lado direito.


Condutor Cardoso, David Jorge e o “Russo”


Na foto: Prof. Marinho, Sá condutor, David Jorge, cond. Rodrigues, Cunha Pereira, cond. Maria. Também reconhecemos o cond. Vieira, em pé.


O David Jorge exercendo a sua actividade de ajudante de mecânico. à sua esquerda o mecânico Gonçalves e à sua direita o condutor Maria.


Um marabu abatido em Dulombi.

É interessante a quantidade de fotos que tenho encontrado com esta pobre ave, que serviu de troféu a muitos camaradas que tenho visitado. É uma ave muito grande. Chega a atingir uma altura de 150 cm, um peso superior a 9 kg e uma envergadura de asas de 3,5 m. É uma espécie de cegonha africana.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

P295: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO F. TEIXEIRA PINTO

          Francisco Teixeira Pinto, ex-soldado atirador, pertencente ao 3.º pelotão, sob o comando do alferes Ravasco, mora em Amarante.

O Teixeira Pinto praticamente passou a Comissão na equipa de reordenamento de diversas tabancas, nomeadamente em Nhacra, onde permaneceu cerca de 6 meses, em Encheia, onde trabalhou igualmente durante alguns meses e também em Dulombi, onde participou nas equipas de construção das casernas, torreões de vigilância, enfermaria e cozinha, assim como na construção dos telhados das moranças.
Outrossim fez parte da equipa de manutenção destas estruturas, equipa essa constituída conjuntamente pelo Armindo Ramos, Almeida e Marques da Silva, todos trabalhando como carpinteiros.

O Teixeira Pinto é empresário do ramo alimentar.

Tem duas filhas e uma neta.

Um abraço do Teixeira Pinto para todos os Dulombianos.
O Teixeira Pinto, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 2 de Julho de 2011.

20111971 

 Francisco Teixeira Pinto

 Almeida, Armindo Ramos e Teixeira Pinto, a equipa de carpinteiros de Dulombi.

 Francisco Teixeira Pinto posando junto do abrigo 6.

 A matança da vaca
Carneiro Azevedo, alferes Barata, furriel Estanqueiro, José Luís, Delmar Sobreira, Furriel Pires e Teixeira Pinto, além de alguns Dulombianos. 

 Foto rara, pois das visitas já efectuadas, esta é a 1.ª foto das RF's dos elementos da 2700 visitados, onde aparece o alferes Ravasco. Na matança do cabrito, também se podem visualizar, o Leitão da Silva,Teixeira Pinto, Albino Piedade, alf. Ravasco e o Almeida.

 A matança dos leitões
José Cruz, Teixeira Pinto, Vaquinhas, Albino Piedade e o Prata.

 Confecção de Petisco com máquina a petróleo
Albino Piedade, Teixeira Pinto e Prata.

 Bela panorâmica dum trecho da picada de Dulombi.

 Teixeira Pinto e a sua lavadeira.